Vacina contra a Raiva humana
Vacina recomendada para profissionais: que lidam com animais, visitantes de cavernas e coletores de lixo.
Esta vacina é indicada para a prevenção da raiva em humanos. É produzida a partir de vírus causadores da raiva que são inativados e purificados. Pode ser utilizada de 2 formas: antes da pessoa ser exposta ao vírus (indivíduos com risco de contaminação) ou após a pessoa ser exposta a uma possível contaminação.
Para a vacinação pré-exposição são indicadas 3 doses da vacina com intervalo de 7 dias entre a primeira e a segunda dose e de 28 dias entre a primeira e a terceira. Reforços podem ser considerados se o risco de exposição ao vírus persistir. Nesse caso, podem ser aplicados 6 ou 12 meses após as 3 doses iniciais.
Para a vacinação após um acidente (com risco de contaminação pelo vírus), toma-se a seguinte conduta:
• Em pessoas que nunca foram vacinadas contra a raiva: são indicadas 5 doses de vacina, com intervalos de 3, 7, 14 e 30 dias entre as doses.
Pode ser aplicada ainda uma dose de reforço após 90 dias da primeira.
• Em pessoas que já foram vacinadas contra a raiva e que possuam a comprovação desta vacinação:
Se a vacinação anterior foi há menos de 1 ano: está indicada 1 dose após a exposição.
Se a vacinação anterior tiver sido feita há mais de 1 ano e há menos de 3 anos: estão indicadas 3 doses com intervalos de 3 e 7 dias entre elas.
Se a vacinação anterior tiver sido feita há mais de 3 anos ou tiver sido feita incompleta: considerar a pessoa como nunca tendo sido vacinada e fazer o esquema de vacinação completo (5 doses).
Lembre-se: sempre a vacinação contra a raiva deve ser orientada e acompanhada por um médico. Em alguns casos também pode ser necessário a administração do soro anti-rábico.