Sarampo
O sarampo é uma doença causada por um vírus e é extremamente contagiosa. Demora de 7 até 18 dias para surgirem os primeiros sintomas, após o contato com a pessoa doente, sendo que as manchas avermelhadas aparecem em torno do 14º dia. A evolução apresenta três períodos bem definidos:
- Período de tosse com muco - Tem duração de 6 dias. No início da doença, surge febre, acompanhada de tosse com catarro, coriza, conjuntivite e intolerância à luz. Nas últimas 24 horas deste período, surgem, na gengiva, pequenas manchas brancas envoltas por um círculo avermelhado.
- Período das manchas avermelhadas - Dura entre 5 a 6 dias. Os sintomas se agravam, o doente fica enfraquecido e surgem manchas avermelhadas atrás da orelha (parecidas com picadas de mosquito), que após 2 ou 3 dias se espalham para o rosto e o resto do corpo.
- Período de descamação - As manchas tornam-se escurecidas e surge descamação fina, lembrando farinha.
Transmissor - O ser humano contaminado.
Forma de transmissão - Diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Período de transmissão - De 4 a 6 dias antes e até 4 dias após o aparecimento das manchas avermelhadas.
Complicações - Infecções respiratórias, pneumonias, infecções de ouvido, laringite, diarreias, inflamação generalizada do cérebro, entre outras.
CAXUMBA
A Caxumba - também conhecida como papeira ou parotidite infecciosa - é causada por um vírus e caracteriza-se por febre e aumento de volume na região da bochecha, perto do ouvido ou no pescoço. É uma doença altamente contagiosa, que ocorre principalmente em crianças, mas que também pode acometer adultos. Em 20% a 30% dos casos nos homens ocorre complicações como a inflamação nos testículos, enquanto que apenas 5% das mulheres desenvolvem inflamação nos ovários. Os sintomas demoram de 12 a 25 dias para aparecerem, após o contato com a pessoa doente.
Transmissor - O ser humano.
Forma de transmissão – Através de gotículas expelidas pelo doente ao falar, tossir, espirrar.
Período de transmissão - Varia entre 6 a 7 dias antes do surgimento dos sintomas a até 9 dias após o surgimento destes. O vírus pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.
Complicações – Meningite causada pelo vírus; surdez em um dos ouvidos; diversos tipos de inflamações (no pâncreas, na tireoide, nos nervos, nos testículos, nos ovários, no coração e nos rins); esterilidade. Raramente, o cérebro pode ficar inchado e levar ao óbito.
RUBÉOLA
A rubéola é uma doença causada por um vírus e caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas avermelhadas na pele, que se iniciam na face, couro cabeludo e pescoço, espalhando-se para tronco e membros. Cinco a dez dias antes de aparecerem as manchas, há um aumento dos gânglios na nuca, atrás do ouvido e na parte de trás do pescoço. Adolescentes e adultos podem apresentar dor e inflamação nas articulações, conjuntivite, coriza e tosse.
Demora de 12 até 21 dias (a média é de 17 dias) para os primeiros sintomas aparecerem após a pessoa ser infectada. Entre 25% a 50% das infecções pelo vírus da Rubéola não apresentam sinais característicos da doença.
Transmissor - O ser humano.
Forma de transmissão - Pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Período de transmissão - De 5 a 7 dias antes do início das manchas avermelhadas e de 5 a 7 dias após seu aparecimento.
Complicações - Gestantes que adquirem a doença até o 5º mês de gravidez podem vir a ter aborto ou o bebê pode nascer com problemas de coração, catarata, surdez e até mesmo morto.
Lembre-se: não se automedique. Sempre procure seu médico. Ele poderá indicar o melhor tratamento para que você recupere sua saúde.