Vacinas Pneumocócicas
As vacinas pneumocócicas são indicadas para a prevenção das infecções causadas pelo pneumococo (ex.: pneumonia e meningite). Elas são produzidas a partir de bactérias mortas e diferem quanto ao modo de produção. Há basicamente 2 tipos de vacinas pneumocócicas:
Vacinas conjugadas – são as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação das crianças e são administradas aos 2, 4 e 6 meses com um reforço entre 12 e 15 meses de idade. Existem dois tipos de vacina pneumocócica conjugada:
- vacina chamada "10 valente" ( utilizada na rede pública de saúde) que possui em sua composição 10 tipos de pneumococos;
- vacina "13 valente" (utilizada na rede privada) que possui em sua composição 13 tipos de pneumococos. Esta foi liberada para uso em crianças entre 6 semanas de idade até 17 anos. Também liberada para adultos acima de 50 anos (apenas uma dose) por ser grupo de alto risco da doença.
- As vacinas conjugadas têm como característica produzir uma proteção de longa duração.
Vacina polissacarídica – esta vacina pode ser administrada em pessoas com mais de 2 anos de idade e possui em sua composição 23 tipos de pneumococos, porém não confere proteção de longa duração. Seu efeito protetor dura de 3 a 5 anos, necessitando assim de doses de reforço.
Observação: Para os idosos (grupo de alto risco para a infecção pneumocócica) recomenda-se uma dose da vacina pneumocócica 13 valente conjugada e, dois meses depois, uma dose da vacina 23 valente polissacarídica, com eventual dose de reforço após 5 anos.
Importante: caso a pessoa idosa já tenha recebido a vacina polissacarídica 23 valente, é recomendável que se espere por um intervalo de 12 meses até receber a vacina 13 valente conjugada.